.::SERRANO FREIRE::.
   

55 21 9.8898-4655 / 9.8892-2023
                  2628-4233 / 2620-3204
   jcserranofreire@yahoo.com.br

 
Home Serrano Freire Palestras e Cursos Produtos Artigos e Metáforas Fotos e Videos Contato
 
ARTIGOS
&
METÁFORAS  
Untitled Document
ARTIGOS
01. A Pérola e a Ostra
02. Atitudes
03. Barulho de Carroça
04. Carta Princípio 
05. Conheci muitos Professores
06. Desiderata
07. Faça acontecer
08. Liderança Servidora
09. Lobos Internos
10. Nascemos para aprender
11. O Bambu
12. O Novo Professor
13. O País da vergonha
14. O Professor encantador
15. O que todo casal deveria saber
16. Pare de reclamar
17. Saber ouvir
18. Ser professor - Ivone Boechat
19. Ser professor - Marcos Meier
20. Ser professor - João Beauclair
21. Um meio ou uma desculpa
SER PROFESSOR - Prof. João Beauclair
 

Ser professor é saber que o desafio de olhar a educação do nosso tempo exige-nos uma perspectiva humanística e interdisciplinar. É saber da necessidade de resgatarrmos a solidariedade, o dinamismo e o compromisso com a autenticidade e unicidade de cada ser. É saber que somos todos aprendentes na magia da vida.

Ser professor é sentipensar que não existe uma única abordagem que consiga dar conta da complexidade de nosso tempo e que nossa tarefa maior é a de nos responsabilizarrmos por nossas ações, com humildade, compreensão, amizade, amorosidade, parceria e criatividade. Ser professor é desejar uma Educação para a Paz, onde sejamos parcelas da Luz que emana para a construção do Bem, do Belo e do Divino na Vida, no Mundo, em nós.

Ser professor é saber-se Ser de incompletudes e, por isso, desejar seguir aprendendo a cada dia, no sentido de ser um Ser melhor, para si mesmo, para os outros e para o humano mundo. Ser professor é, também, não-saber, um necessário primeiro passo de nossas consciências para a busca por mudanças e novas aprendências.

Ser professor é saber que precisamos ensinar, deixar uma marca e exercer nossa autoria de pensamento, colaborando na superação de limitadas práticas pedagógicas, mesmo que muitos acreditem que não há mais nada a fazer. Ser professor é saber que a razão de nosso exercício na docência encontra-se no próposito de ensinar aos nossos aprendizes, mostrando posibilidades, despertando potencialidades, enxergando os outros e dispondo-se ao diálogo e à interação, superando desnecessários confrontos e revelando plenitudes de si mesmo, compartilhando dilemas, histórias, vitórias, movimentos, lutas e lidas imanentes em cada um de nós.

Ser professor é sempre buscar o tempo de semear, conclamando histórias e oportunidades para ressignificar os sentidos do existir, importando-se com a semente, mas sem esquecer de preparar com o arado da Amorosidade o solo onde cada uma delas será depositada. Ser professor é seguir acreditando na Vida, na Poesia, apostando numa Pedagogia da Amorosidade que, com nossas intervenções e invenções, realmente nos faz acreditar que um outro mundo é, de fato, possivel.

Prof. João Beauclair

 

 

 

.::SERRANO FREIRE::.
 
 
Home Serrano Freire Palestras e Cursos Produtos Artigos e Metáforas Fotos e Videos Contato
      55 21 9.8898-4655 / 9.8892-2023 / 2628-4233 / 2620-3204 / E-mail: jcserranofreire@yahoo.com.br    
Copyright © 2016 • Instituto Professor Serrano Freire • Todos Direitos Reservados • WebDesign Jeronides G. Lopes