.::SERRANO FREIRE::.
   

55 21 9.8898-4655 / 9.8892-2023
                  2628-4233 / 2620-3204
   jcserranofreire@yahoo.com.br

 
Home Serrano Freire Palestras e Cursos Produtos Artigos e Metáforas Fotos e Videos Contato
 
ARTIGOS
&
METAFORAS  
Untitled Document
ARTIGOS
01. A Pérola e a Ostra
02. Atitudes
03. Barulho de Carroça
04. Carta Princípio 
05. Conheci muitos Professores
06. Desiderata
07. Faça acontecer
08. Liderança Servidora
09. Lobos Internos
10. Nascemos para aprender
11. O Bambu
12. O Novo Professor
13. O País da vergonha
14. O Professor encantador
15. O que todo casal deveria saber
16. Pare de reclamar
17. Saber ouvir
18. Ser professor - Ivone Boechat
19. Ser professor - Marcos Meier
20. Ser professor - João Beauclair
21. Um meio ou uma desculpa
CARTA PRINCÍPIO
 

Meu caro aluno:

Quando eu educo, eu vivo. Servir com amor é educar; amar para servir é viver. Por isso, o primeiro pilar do edifício da Educação é Amar, o segundo é Servir, o terceiro é Caminhar ao lado.

Uma pessoa não ama nem serve sozinha. É preciso conviver: daí, caminhar ao lado.

Eu não tenho o direito de violentar o teu mundo interior, caminheiro da minha estrada, mas posso violentar o meu para te ajudar. Não posso fazer os teus atalhos, nem devo. Mas posso entregar-te as ferramentas, afiá-las contigo e ensinar-te a usá-las. Não posso nem mesmo prever as veredas que te esperam: crono e locus independem de nossa vontade. Porém, posso ensinar-te a interagir no tempo e a equilibrar-te no chão firme: a interação é tua, o equilíbrio é teu.

Não devo agredir as tuas verdades, nem crucificar-te por teus possíveis erros. Mas posso mostrar-te as minhas e os meus, como parâmetros à tua reflexão.

Estou convicto de não há meios instantes: há instantes inteiros que, se valem pela intensidade em que são vividos, repercutem em nós mesmos na proporção em que são consciente e inteligentemente vivenciados. Aprendi a não te medir por mim, apenas a me medir por ti. Dou-te, porém, as minhas medidas para que as confrontes com as tuas e chegues a conclusões esclarecedoras.

Semeio em ti o que em mim semearam e o pouco que me acrescentei, sem a pretensão de ser teu único seareiro, mas com uma enorme vontade de, por algumas vezes ao menos, aguar a tua semeadura.

Reparto-me contigo nas alegrias e procurarei buscar-te nas tuas aflições.

Não tenho formas absolutas de resolução para quaisquer problemas, mas os encaro de todas as formas possíveis, não só para tentar resolvê-los, justificá-los e até, se necessário, com eles conviver. Solucioná-los, ensinou-me a vida, advém de uma postura mais interior do que exterior e que, às vezes, numa insolução está a mais coerente das soluções, pois há óbices que se compõem como razões e, como tal, podem vir a ser agentes de nossas modificações.

Quero dizer-te que aprendi com a vida que não se deve dar aos segundos a duração dos minutos e que cada minuto vale pela intensidade e coerência inteligente em que é vivido.

Os programas para a grade curricular, que te proponho, são instrumentos, não apenas fins, para o meu labor maior. Mas, crê: são úteis e até necessários à tua formação e pesquisas.

Estuda comigo, que muito hei de aprender contigo.

Muito obrigado, por seres meu aluno.

Maurício Cardoso Faria

.::SERRANO FREIRE::.
 
 
Home Serrano Freire Palestras e Cursos Produtos Artigos e Metáforas Fotos e Videos Contato
      55 21 9.8898-4655 / 9.8892-2023 / 2628-4233 / 2620-3204 / E-mail: jcserranofreire@yahoo.com.br    
Copyright © 2016 • Instituto Professor Serrano Freire • Todos Direitos Reservados • WebDesign Jeronides G. Lopes